05 março 2012

Sobre Barbie e feministas

Li ontem uma reportagem no Yahoo dizendo que feministas estão declarando guerra à boneca Barbie, já que tem aparência magra e por isso é considerada pelas mesmas como anoréxica.

Sempre tive meu lado Emmeline Pankhurst, dizendo que nenhuma mulher precisa de um homem para ser bem sucedida. Ainda acredito nesta e outras ideias feministas, porém algumas coisas devem ser reconsideradas.

Lembro que quando brincava de Barbie eu me chamava Brenda, morava em uma mansão, tinha milhares de roupas e sapatos rosa de salto alto, trabalhava, estudava na "Universibarbie", viajava e dirigia meu conversível (que era a escada da minha casa). Como você pode ver, na minha história eu era praticamente a mulher maravilha, ou Barbie maravilha.

Quando parei de brincar, comecei a fazer quase tudo que fazia com minha Barbie, mas dessa vez na vida real. Estudei, trabalhei, viajei e continuo fazendo tudo isso e mais para conseguir minha mansão, meu conversível e minhas roupas e sapatos.

Barbie morena pronta para viajar

Acredito seriamente que a maneira como você age na infância, a educação que você tem e inclusive os seus brinquedos preferidos podem influenciar na formação do seu caráter.

Convenhamos que o mundo está ficando muito chato! Se você come bem, vai ficar obesa, se come moderadamente, é anoréxica. Se não tomar café não tem energia, se tomar seus dentes vão amarelar. Se você assistir um filme, deveria estar lendo um livro, se está lendo um livro, perdeu o filme do momento. Se você está solteira, é encalhada, se está namorando ou casa, não aproveita a vida. Brincadeira na escola é bullying. Aluno que vai mal em prova tem dislexia. Se você mudar de humor "do nada", tem transtorno bipolar. Se gosta de ficar em casa, tem síndrome do pânico.

As feministas e todos os outros rabugentos de diversas categorias que me perdoem, mas é preciso simplesmente ignorar certas coisas. Já diz o ditado: "ignorância é uma bênção". E às vezes é mesmo. Nem tudo é ruim, feio, causador de traumas ou afins. Uma menina brincando de Barbie pode ser vista como uma futura loira fútil com lipoaspiração na barriga e muito silicone, correndo atrás do Ken. Ou, pode simplesmente, se tornar uma escritora de blog. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!