07 maio 2012

Livro: The Hunger Games - Jogos Vorazes


Confesso que comprei o livro "The Hunger Games", ou "Jogos Vorazes", somente para passar o tempo no aeroporto de Frankfurt, já que tive que trocar de voo e por isso, dormir no aeroporto (essa história fica para a próxima).

Passeando pela livraria pela décima vez, resolvi finalmente que iria comprar um livro para tentar acabar com o tédio. Nesse ponto eu já tinha terminado de ler uma Vogue americana e uma Teen Vogue. Os livros em inglês eram poucos, mas de cara o "Hunger Games" chamou minha atenção. Primeiro porque eu tinha ouvido falar sobre o tal livro mas, como uma boa amante da realidade, já criei um certo preconceito, comparando-o com os livros teen que simplesmente explodem do dia para a noite e possuem inúmeras continuações, como Harry Potter e Crepúsculo. Segundo porque quando li a sinopse já criei um interesse e porque Stephen King, ele mesmo, declarou que não conseguia parar de ler.

Assim, resolvi comprar - ainda à contragosto - o bendito "livrinho meia boca". Quando sentei em uma das poucas cadeiras disponíveis, peguei a coberta dada pela companhia aérea para quem teria que passar a noite no aeroporto e comecei a ler. Comecei e não parei mais. Em algumas horas tinha lido 300 das 400 e alguma coisa páginas.

O livro fala de uma adolescente que se candidata a ocupar o lugar de sua irmã em uma competição televisionada (um reality show) chamada "The Hunger Games". Essa competição não é nada mais, nada menos do que uma competição pela própria vida, já que 24 adolescentes participam da mesma, mas somente um poderá sair vivo.

O que eu mais gosto no livro são os chamados "cliffhangers", ou seja, o suspense que cada capitulo deixa em seu final, fazendo com que qualquer pessoa queira desesperadamente saber o que acontece em seguida. Além disso, para a minha alegria (piadas a parte), a obra não é somente mais um livro pré adolescente como Crepúsculo. Tire os três personagens principais de Crepúsculo e você terá uma cidade chuvosa. Tire os três personagens principais de Hunger Games e você terá uma luta pela sobrevivência. Percebe a diferença?

O contexto do livro também é interessante se você pensar na temática. O livro mostra o quão decadente é a sociedade dos reality shows, onde a audiência é mais importante do que vidas. Mostra também que podemos sobreviver a dificuldades incríveis e que podemos fazer algo excepcional por amor a outras pessoas.

Terminei de ler Hunger Games e já comprei o segundo livro da série: "Catching Fire" ou "Em Chamas", que por enquanto também me parece ser muito bom - embora com menos suspense.

Ainda não assisti o filme, embora já li sobre e já sei que infelizmente algumas partes do livro foram simplesmente ignoradas no filme, o que geralmente pode acontecer.

Aconselho que você leia o livro antes, para ter uma melhor idéia do suspense e depois veja o filme. Se você não gostar ou não se sentir completamente hipnotizado pelo livro, pode criticar tudo o que eu falei, mas duvido muito que isso vá acontecer.

Mi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!